quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Decisões Polêmicas

Já que estamos em semana que pode decidir o campeonato, resolvi relembrar as finais mais polêmicas de todos os tempos:

1989 - Suzuka (Prost x Senna)


Prost largou na frente, dominou a corrida com facilidade, Ayrton apertou no final tentando uma ultrapassagem em um ponto fechado a 6 voltas do fim, o francês de saco cheio com Senna e a McLaren resolve fechar a porta, fato que lhe favorecia. Senna volta a pista, vence a prova de maneira épica, mas é desclassificado, perdendo de vez o campeonato. A polêmica toda foi que a desclassficação foi justa, pois o regulamento dizia claramente que o carro teria que voltar a pista por seus próprios meios e Senna foi empurrado para tal. Mas Balestre fez um baita carnaval, acusou o brasileiro de direção perigosa e ameaçou caçar sua superlicença. No final acabou não dando em nada. Prost mereceu o título, afinal deu um show de regularidade durante toda a temporada.

1990 - Suzuka (Senna x Prost)

Mais polêmica, mais uma vez a política metida em uma decisão. Senna o pole pede para largar do lado limpo do grid, tal mudança havia ocorrido na corrida de Portugal no mesmo ano. Balestre nega o pedido e Senna maquiavelicamente decide que Prost não faria a primeira curva na liderança. Na largada encheu a traseira do francês da Ferrari até de maneira perigosa, decidindo assim o campeonato a seu favor. Para suas viúvas uma vingança legítima, para mim uma manobra tão mau caráter quanto a de seu rival um ano antes. Sorte que ninguém se machucou.



1994 - Adelaide (Schumacher x Hill)



Após um de muita confusão com carros irregulares, pilotos mortos, fogo em pit stop, o campeonato só foi decidido na última prova em Adelaide pois Schumi foi desclassificado em 2 provas e suspenso em mais 2 (nota nestas 4 provas Hill marcou 40 pontos). Schumacher e Hill pularam na frente de Mansell na largada, faziam uma prova calma até que repentinamente aparece uma Benetton se esfregando no muro, era Michael, era o fim, então o cara olha no retrovisor e encontra Damon e não pensa 2 vezes, jogando o carro em cima do adversário arrebentando com seu carro e ficando com a maior cara de bunda junto a grade de proteção. Quano fica sabendo que o piloto da Williams abandonou devido a quebra da suspensão abriu um sorriso e caiu na comemoração. Mereceu o título, mas não precisava ser deste jeito. O pior é que Hill ficou como "otário" na história, afinal deveria ter "esperado" para ultrapassar, pode uma coisa dessas ?

1997 - Jerez (Villeneuve x Schumacher)

Na hora do desespero Schumacher parecia desligar seu cérebro, e tentou em 97 o tinha dado certo em 94, ou seja, na iminência de perder a liderança da prova para Villeneuve e assim o campeonato, tenta arrebentar com o carro do rival, só que desta vez deu tudo errado pois quem se ferrou foi ele. Jacques seguiu na prova e venceu o título. Pela primeira alguém foi punido por um tipo de manobra destas, claro foi aquela punição para inglês ver, mas foi a última decisão com "batida" até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário