terça-feira, 29 de setembro de 2009

Corridas Inesquecíveis

GP do Japão 2007 : A corrida foi em Fuji, que retornava a F1 após 30 anos, disputada sob um dilúvio terrível que complicou a vida de todos, menos de Lewis Hamilton, que deu um show de arrojo e habilidade vencendo com autoridade.

A prova começou com safety car, que ficou na pista por cerca de 30 min, uma chatice, nesse período a Ferrari cometeu uma das maiores asneiras da história, pois deixou seus pilotos largarem com pneus intermediários, o que rendeu uma visita indesejada ao box para Raikkonen e Massa, mama mia !


A dupla da McLaren dominou a prova sempre com Hamilton liderando Alonso, até que aparece uma McLaren arrebentada, a nuvem de água não permite uma identificação rápida. Quando vi Alonsito fora do carro e fiz as contas do campeonato pensei, Hamilton campeão, pois com a provável vitória estaria chegando a 107 pontos, Fernandinho ficava com 95 e Raikkonen que era apenas o 5. colocado chegaria a 88.
Mas este safety car começou a mudar a história do campeonato. Hamilton fez uma manobra "Dick Vigarista" freando a acelerando só para sacanear quem vinha atrás, no caso Webber (Red Bull) e Vettel (Toro Roso), que no entreveiro acabaram batendo, o alemãozinho foi punido com a perca de 10 posições no grid da corrida seguinte (China), mas esta batida permitiu a Raikkonen chegar ao podium fazendo 2 pontos a mais do estava fazendo até ali, lembrem-se que ele venceu o campeonato por 1 ponto apenas.

O pior ocorreu depois, apareceu um vídeo de um torcedor na internet mostrando que o culpado por toda a confusão era Hamilton e não Vettel. O que fez a FIA ? Tirou a punição para Vettel, mas não puniu Hamilton,um absurdo, aliás já não deveria ter punido ninguém. Tenho certeza que foi ai que o inglês começou a perder o título, pois se (detesto se), tivesse largado mais atrás na China teria provavelmente corrido pelos pontos e sido o campeão em Interlagos, mas saiu na frente se arriscou desnecessariamente e perdeu o título mais ganho de todos os tempos.
Mas naquele domingo chuvoso em Fuji foi soberano, jamais imaginei que depois de uma performance daquelas ele perdesse o campeonato, mas perdeu.
Destaque para os pegas entre Kovalainen e Raikkonen e Massa e Kubica, este último um dos mais belos da história da F1 com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário