domingo, 19 de agosto de 2012

Sopa de números - Sistemas de pontuação

O sistema de pontos da F1 tem sido alterado ao longo dos anos para tentar manter a dipusta equilibrada e ativa até as corridas finais.
De 1950 a 1960 pontuava-se da seguinte maneira 8-6-4-3-2 e 1 ponto para volta mais rápida. Em 1960 passou para 8-6-4-3-2-1, de 1961 a 1990 o tradicional 9-6-4-3-2-1 com os descartes, que eu particularmente nunca entendi tampouco gostei. De 1991 a 2002 a vitoria ficou mais valorizada e os descartes foram abolidos no 10-6-4-3-2-1, porém com o domínio da Williams e depois de Schumacher a partir de 2003 passaram a pontuar 8 carros e a vitória passou a ter menor peso no 10-8-6-5-4-3-2-1. Desde 2010 passaram a pontuar 10 carros e a vitória voltou a ter um peso maior no 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1.

Resolvi então fazer o seguinte exercício: selecionei alguns campeonatos e troquei o sistema de pontuação; em alguns casos o título mudaria de mãos, consideramos 4 sistemas de pontuação:

1961 (9-6-4-3-2-1) sem descartes
1991 (10-6-4-3-2-1)
2003 (10-8-6-5-4-3-2-1)
2010 (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1)

O sistema de 1991 foi o que mais valorizou a vitória, pois segundo colocado fazia 60 % de pontos do vencedor, o sistema de 1961 tinha esta proporção em pouco mais de 66 %. Em contrapartida o sistema de 2003 desvaloriza bem o primeiro lugar, pois quem chegava em segundo fazia 80 % dos pontos. Com a sistemática atual vigente desde 2010 o segundo colocado marca pouco mais de 70 % dos pontos do vencedor, um meio termo entre 1991 e 2003.

Campeonato de 2008
------ Hamilton 98 - Massa 97
1961 Massa 77 - Hamilton 75
1991 Massa 83 - Hamilton 80
2010 Hamilton 243 - Massa 240

Nos sistemas de valorizam muito as vitórias, o título seria de Massa, onde a regularidade é priorizada dá Hamilton.

Campeonato de 1994
------ Schumacher 92 - Hill 91
1961 Hill 85 - Schumacher 84
2003 Hill 104 - Schumacher 96
2010 Hill 252 - Schumacher 236

Aqui Schumy só levou o título no sistema que mais valorizava as vitórias, fato que compensou suas desclassificações e suspensões.


Campeonato de 1984
------ Lauda 72 - Prost 71,5 (72 x 76 sem descartes)
1991 Prost 83 - Lauda 77
2003 Prost 91 - Lauda 87
2010 Prost 226 - Lauda 211

Mais regular como sempre foi, Prost levaria o título com vitórias ou regularidade, o que o ferrou foram os descartes.


Campeonato de 1999

------ Hakkinen 76 - Irvine 74
1961 Hakkinen 71 - Irivne 70
2003 Irvine 96 - Hakkinen 88
2010 Irvine 237 - Hakkinen 216

Na regularidade Irvine seria campeão da F1 e teria tirado a Ferrari de um jejum de 20 anos !!!! Valorizando as vitórias Hakkinen levaria o bi.


Campeonato de 1976
------ Hunt 69 - Lauda 68
1991 Hunt 75 - Lauda 73
2003 Lauda 84 - Hunt 83
2010 Lauda 207 - Hunt 205

Na regularidade daria Lauda, com as vitórias Hunt, como no caso de 1999.

Campeonato de 1988

------ Senna 90 - Prost 87 (sem descartes Prost 105 - Senna 94)
1991 Prost 112 - Senna 102
2003 Prost 126 - Senna 112
2010 Prost 301 - Senna 275

Para mim este é um dos casos mais absurdos, afinal foi a única vez que um piloto fez mais pontos e perdeu o campeonato, observem que em todos os sistemas de pontuação Prost seria campeão, como em 1984 o francês se ferrou por causa dos descartes.
Já imaginaram se fosse o contrário, as viúvas do Senna chiariam até hoje.

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